top of page



SALOMÃO ARQUITETURA
Rodrigo Salomão, começou sua carreira em 2019 após ter se graduado na Universidade Tiradentes. Trabalhou com Rodolfo Anjos em 2018 e elaborou diversos projetos ainda durante a faculdade.
A influência da arquitetura moderna e contemporânea pode ser percebida em seus projetos. Rodrigo Salomão se aproxima de linhagens como a arquitetura racionalista, orgânica, brutalista, high-tech e a arquitetura de meados do século XX desenvolvida sobretudo na Califórnia (mid-century modernism).
São características da arquitetura de Salomão - livre fluxo, integração com natureza, amplos espaços ao ar livre, uso de pavilhões (estruturas muito compridas e largas) para promover a horizontalidade, a ventilação cruzada, a iluminação dupla.
Chama atenção ainda o uso frequente de pé direito duplo em salas e zonas de circulação como halls e escadas, e janelas duplas em "esquina" utilizadas em suítes master e salas de jantar. Traço marcante de sua arquitetura é a discrição e a busca da invisibilidade dos edifícios, que costumam parecer menores do que são na realidade, por meio de recursos como o aproveitamento de declives e uso de subsolos. Um modernismo orgânico e low profile, uma arquitetura da "sprezzatura", cuidadosamente estudada mas que tem aparência despojada.
A utilização de materiais novos, a estrutura aparente, as coberturas planas, o despojamento da ornamentação, as grandes superfícies envidraçadas e a preocupação com o espaço interno do edifício constituem outros pontos centrais da chamada arquitetura racionalista.

bottom of page